Passamos boa parte da nossa vida pensando sobre produtos. A comida preferida, a roupa nova, o carro que o amigo comprou, a viagem dos sonhos, a casa própria. Eles definem nossos desejos, nossas preocupações, nos estimulam a trabalhar e moldam até mesmo nossos sentimentos em relação a outras pessoas e a nós mesmos.
É divertido e iluminador pensar sobre estes nossos interesses e como as empresas podem influenciá-los. Por isso, escrevi um livro reunindo algumas ideias sobre o assunto e organizo uma atividade de pesquisa e outra de extensão em torno dele, valendo 75 pontos (50 horas) cada uma. Para participar da atividade de extensão é preciso ter completado a atividade de pesquisa. A ideia é basicamente estudar o livro que escrevi sobre o tema e aplicar o que é apresentado ali.
Livro: Por que compramos as coisas que compramos? (pdf)
Versão epub (para ler em celulares ou tablets)
Para comprar a versão impressa: Clube dos Autores ou Amazon
Artigo modelo: Os consumidores de café (um exemplo de aplicação dos conceitos do livro)
Para fazer as atividades é preciso já ter sido aprovado em Prática de Pesquisa ou estar cursando a disciplina.
Normalmente, envio um email de convite aos alunos do semestre passado. O processo de seleção consiste em escrever um email de resposta com cinco parágrafos aplicando as ideias da introdução do livro a um produto à sua escolha.
Depois de ler todo o livro com atenção, escreva um artigo de 10 a 15 páginas sobre o produto que você escolheu, seguindo as regras aprendidas em Prática de Pesquisa e o artigo modelo acima (sobre os consumidores de café). Quando estiver pronto, basta compartilhar o Google Docs comigo.
Questionários
Use a chamada (Frias, 2025) e a referência:
FRIAS, L. Por que compramos as coisas que compramos? Varginha: Edição do autor, 2025. Disponível em: lincolnfrias.org/consumidor Acesso em 07 de maio de 2025.