O comportamento do consumidor
Passamos boa parte da nossa vida pensando sobre produtos. A comida preferida, a roupa nova, o carro que o amigo comprou, a viagem dos sonhos, a casa própria. Eles definem nossos desejos, nossas preocupações, nos estimulam a trabalhar e moldam até mesmo nossos sentimentos em relação a outras pessoas e a nós mesmos.
É divertido e iluminador pensar sobre estes nossos interesses e como as empresas podem influenciá-los. Por isso, escrevi uma apostila reunindo algumas ideias sobre o assunto e organizo algumas atividades em torno dela.
Apostila: Por que compramos as coisas que compramos? O comportamento do consumidor e o marketing
Artigo: Os consumidores de café (um exemplo de aplicação dos conceitos da apostila)
As atividades são abertas a qualquer pessoa. Para os alunos da Unifal, são três atividades valendo 75 pontos (50 horas) cada uma, em suas respectivas dimensões (ensino, pesquisa e extensão). Para quem não é aluno, haverá certificado de participação. A ideia é basicamente estudar a apostila que escrevi sobre o tema e aplicar o que é apresentado ali. Por isso, para participar das atividades de pesquisa e extensão é preciso ter completado a atividade de ensino.
Atividade de ensino
Leia a apostila (o link está no começo da página), frequente ao menos quatro das cinco aulas e demonstre que leu o texto e o aplicou a seu cotidiano. É proibido usar inteligência artificial para resumir o texto.
Aqui estão alguns questionários para fixar a aprendizagem. Você pode respondê-los quantas vezes quiser.
Questionários
Para citar a apostila
Use a chamada (Frias, 2024) e a referência:
FRIAS, L. Por que compramos as coisas que compramos? O comportamento do consumidor e o marketing, 2024. Disponível em: lincolnfrias.org/consumidor Acesso em 25 de fevereiro de 2025.